top of page
Escritório de arquitetura Florianópolis Floripa
Buscar
  • Foto do escritorArq. Joyce Meneghel

Dicas para seu loft

Atualizado: 17 de abr. de 2021

Os apartamentos loft com todos os espaços integrados estão se tornando cada vez mais comuns em cidades de todo o mundo. Do ponto de vista da arquitetura de interiores, eles permitem criar ambientes que trazem um equilíbrio entre espaço e mobiliário.


Ao longo da história, as casas tradicionais geralmente tentam espremer o maior número possível de ambientes em uma quantidade limitada de metros quadrados. Hoje, existem outras opções mais inovadoras e minimalistas que buscam criar uma estética mais limpa e pura.


Por esse motivo, os lofts vem ganhando popularidade, principalmente nas áreas urbanas. Oferecendo várias vantagens importantes, cada vez mais famílias estão optando por morar nesses tipos de apartamentos, onde os quartos são maiores e a decoração pode ser adaptada as necessidades de cada pessoa ou família.


Apartamento Florianópolis, reforma apartamento Florianópolis, Projeto de interiores Florianópolis, decoração de interiores Florianópolis, arquitetura de interiores Florianópolis, arquitetura Jurerê Internacional, reforma apartamento Jurerê Internacional, projeto de interiores apartamento Jurerê Internacional, decoração de interiores apartamento Jurerê Internacional, decoração de interiores
Sala de estar integrada de um loft


União de espaços e estética



Uma das principais razões pelas quais os lofts se destacam é a capacidade de unir diferentes espaços. A harmonia entre todos os espaços, ambientes e os elementos decorativos do seu loft ajudará a criar uma sensação de uniformidade estética. Por exemplo, eles podem ter uma sala de estar e cozinha em espaço aberto e único. Em alguns lofts, pode até haver um espaço para a cozinha, sala e quarto, formando um vínculo direto entre cada um.

Esse tipo de layout surgiu originalmente nos EUA. A organização interna desses lofts não é aleatória; em vez disso, o arquiteto de interiores tenta organizar tudo para que cada ambiente ainda tenha um lugar específico, sem perder esse senso de coerência estética e organizacional.

Para combinar os ambientes corretamente, é importante dar maior destaque à sala de estar. Ele deve estar localizado no centro do loft, com o sofá servindo como recurso principal. A área da cozinha tem um papel secundário.

Se o quarto também fizer parte do layout de plano aberto, ele deverá ser mantido separado de todo o resto, sem ser isolado. Para fazer isso, você deve criar um link entre ele e o restante do espaço, para torná-lo mais acolhedor.




arquiteto, arquiteta, Florianópolis, arquitetos Florianópolis, arquitetura Florianópolis, arquitetos Santa Catarina, decoração interiores, decoração interiores Florianópolis, projeto de interiores Florianópolis, projeto comercial Florianópolis, reforma apartamento Florianópolis.
Espaço e estética de um loft






Vários ambientes, um espaço


Lofts são, de maneira genérica, apartamentos abertos. Isso oferece mais espaço para projetar, permitindo que você espalhe os móveis muito mais do que o habitual. Se o seu loft estiver dividido em dois andares, existem várias maneiras de aproveitar ao máximo.

Só porque você tem um segundo andar, não significa que você deve fechá-lo com uma parede sólida. Ao deixá-lo aberto e visível, você pode ajudar a unir o espaço.



Se você não quiser que esteja completamente aberto, poderá ter vidros em vez de uma parede. Dessa forma, os dois espaços não serão separados um do outro. Ao mesmo tempo, eles lhe darão maior privacidade, bloqueando parte do barulho da cozinha e da sala de estar.

As escadas que levam ao segundo andar devem ser instaladas próximas à parede, e não no centro da sala. É melhor evitar criar obstáculos, preservar a sensação de espaço.


arquiteto, arquiteta, Florianópolis, arquitetos Florianópolis, arquitetura Florianópolis, arquitetos Santa Catarina, decoração interiores, decoração interiores Florianópolis, projeto de interiores Florianópolis, projeto comercial Florianópolis, reforma apartamento Florianópolis.
Loft


Mobília Certa


O mobiliário do loft é uma parte muito importante do projeto, principalmente quando falamos de loft, onde os ambientes são integrados e ficam sempre bem visíveis. Eles não devem ser escolhidos aleatoriamente. Precisam ser cuidadosamente planejado para criar um layout perfeito.


Como mencionamos anteriormente, o sofá deve estar no centro do seu loft. Idealmente, recomendamos a escolha de um sofá de chaise. Isso ajuda a criar imediatamente uma sensação de conforto e relaxamento. As TVs de parede funcionam melhor nesses espaços abertos, por isso é importante orientar sua sala de estar para que fique de frente para a parede.


Em seguida, queremos dar uma olhada no arranjo da cozinha e da sala de jantar. Em muitos casos, você pode usar o sofá como um divisor entre as áreas da sala de estar e da cozinha, para sentar de costas para a cozinha. Para criar uma sensação de contraste entre os espaços, recomendamos a escolha de móveis com cores e estilos ligeiramente diferentes em cada área diferente, sem criar um contraste muito grande.



arquiteto, arquiteta, Florianópolis, arquitetos Florianópolis, arquitetura Florianópolis, arquitetos Santa Catarina, decoração interiores, decoração interiores Florianópolis, projeto de interiores Florianópolis, projeto comercial Florianópolis, reforma apartamento Florianópolis.
Quarto loft com móveis planejados


Gostou das dicas?


Quer fazer um projeto de interiores para seu loft mais não sabe como começar?


Entre em contato com a gente e solicite um orçamento!



Estamos esperando o seu contato.


Até breve!




Comments


bottom of page