O projeto de interiores do nosso ambiente construído afeta nossa saúde e bem-estar e pode ter implicações em longo prazo para a qualidade de vida. O projeto deve responder às necessidades, comportamentos e requisitos do usuário, oferecendo aos usuários uma liberdade de escolha e controle sobre seu ambiente.
Um projeto de interiores mal planejado afeta nossa vida de maneira consistente e, ás vezes, por muito tempo nos prejudica. A humanidade está gastando cada vez mais tempo em ambientes fechados, o que afeta diretamente nosso bem-estar e saúde. Em períodos que estamos ficando mais ainda em nossas casas, como na atual pandemia de Covid-19, entendemos a importância dos espaços de interiores para o nosso bem-estar e até para a prevenção de doenças.
Projetar um ambiente interno é uma enorme responsabilidade para um profissional. Uma arquiteta de interiores deve planejar, pesquisar, coordenar e gerenciar esses projetos para obter um ambiente adequadamente saudável e esteticamente agradável para as pessoas que usam o espaço.
Hoje, já sabemos o poder e a força da cura para a arquitetura. Temos amplo conhecimento sobre a importância da iluminação, da ventilação, do contato com a natureza. Todos têm a necessidade de viver bem e viver melhor. E a arquitetura pode e dever ajudar nisso. Um bom projeto de interiores validará essas estratégias para que tudo saia como planejado e com a melhor eficiência.
Pensar em um projeto de interiores deve prestar atenção às condições de conforto (térmicas, de iluminação ou acústicas), bem como à ergonomia, que determina as melhores dimensões para móveis e objetos. Isso traz com conseqüências diretas na nossa qualidade de vida, e assim no nosso bem-estar e saúde.
Como nosso escritório faz muitas reformas e projetos de interiores em apartamentos, principalmente na parte central de Florianópolis, não temos o poder de fazer muitas mudanças estruturais de projeto, como por exemplo, trocar o modelo das janelas para a maior entrada de ventilação no ambiente. Exclusivamente, por uma limitação de não mudança na fachada do edifício, proibição dos condomínios.
Mas, a luz natural é algo que valorizamos ao máximo em novos projetos. A luz natural tem uma série de vantagens sobre a luz elétrica, incluindo sua variabilidade e eficiência, além de criar uma consciência e um vínculo com as condições externas.
O controle pessoal sobre a quantidade de luz do dia que entra no ambiente oferece oportunidades bem-vindas para o habitante, e esse ajuste melhora ainda mais as condições para se adequar aos seus padrões de uso e resulta em um maior senso de satisfação com o ambiente. O controle dessa iluminação pode ser feito através da escolha da janela, escolha de persianas e cortinas. Essas estratégias ajudam na eficiência de luz natural no ambiente.
O bem-estar varia desde a estética do espaço, o aroma do ambiente, a brisa que entra pela janela e a temperatura sentida ao entrar, até sua acessibilidade e aplicação de tecnologias ou estratégias passivas para facilitar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Deseja trazer mais saúde e bem-estar para a sua casa?
Somos especialistas em arquitetura de interiores para apartamentos e estamos à disposição para ajudá-lo.
Clique nesse link: https://wa.me/554833656404 ou mande um e-mail para: arq.joycemeneghel@gmail.com
Estamos esperando seu contato.
Até breve!
Comments