top of page
Escritório de arquitetura Florianópolis Floripa
Buscar
  • Foto do escritorArq. Joyce Meneghel

Banheiro: Chuveiro ou banheira?

A grande questão na reforma ou no projeto de interiores do banheiro: banheira ou chuveiro? Saiba as suas vantagens e desvantagens em nosso post, bem como outras dicas úteis para tomar a melhor decisão.


Uma das maiores questões que nos assombra na reforma ou no projeto de interiores do banheiro é se devemos colocar um chuveiro ou uma banheira. É uma pergunta comum, porque ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens. Além disso, nem sempre temos certeza do que queremos.


Antes de começarmos, queremos apenas dizer que uma banheira não é melhor que um chuveiro, nem o contrário. Elementos diferentes simplesmente têm qualidades diferentes e sua melhor opção depende do seu estilo de vida, hábitos de banheiro e família.



No post de hoje, esperamos ajudá-lo a escolher o banheiro mais adequado às suas necessidades e hábitos. Explicaremos as vantagens e desvantagens das banheiras e dos chuveiros.



escritório de arquitetura Florianópolis, escritório arquitetura Florianópolis, arquiteta Florianópolis, arquiteta de inteiores Florianópolis, reforma aparmento Florianópolis, design de interiores Florianópolis, decoração de interiores Florianópolis, projeto de interiores Florianópolis.
Chuveiro ou banheira?



Chuveiro

Se você tem um banheiro pequeno, a escolha entre uma banheira ou chuveiro é um pouco mais óbvia - chuveiro.

Chuveiros funcionam perfeitamente para pequenas áreas ou se você quiser usar o espaço para outra coisa. O tamanho de uma base de chuveiro é sua vantagem; uma base padrão é 70 x 70 cm.



Vantagens de um chuveiro incluem:

  • Economizando tempo.

  • Menos uso de água em comparação com uma banheira.

  • Fácil acesso, pois os chuveiros são geralmente no nível do solo, o que é conveniente para os idosos. Adaptar um chuveiro para pessoas com mobilidade reduzida também é mais fácil do que adaptar uma banheira.


No entanto, as desvantagens são:

  • O design pode não ser tão bonito ou especial como uma banheira.

  • Não é uma opção atraente para as crianças na hora do banho.

  • Não são tão relaxantes quanto os longos banhos de banheira.

  • Alguns modelos de chuveiro desperdiçam muita água, especialmente as variedades de jato. Considere quanto chuveiros de água poderiam usar para escolher o modelo mais eficiente.



arquiteto Florianópolis, arquiteta Florianópolis, arquitetos Florianópolis, arquitetura Florianópolis, arquitetos Santa Catarina, decoração interiores, decoração interiores Florianópolis, projeto de interiores Florianópolis, projeto comercial Florianópolis, reforma apartamento Florianópolis.
Chuveiro seguro






Banheiras



As banheiras são uma opção perfeita para banheiros maiores; lembre-se de que uma banheira de tamanho médio mede 70 x 140 cm. No entanto, você sempre pode encontrar os maiores.


Existem várias vantagens de ter uma banheira, como:

  • Uma banheira em si é uma peça decorativa. Existem tantos designs que variam de simples as mais exclusivas.

  • As banheiras são mais relaxantes do que chuveiros.

  • Perfeito para as crianças, pois elas se tornam uma área de recreação durante o banho.

Mas as banheiras também têm suas desvantagens. Eles:


  • Ocupa mais espaço.

  • Usa mais recurso de água.

  • Tem acesso mais complicado para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.


arquiteto, arquiteta, Florianópolis, arquitetos Florianópolis, arquitetura Florianópolis, arquitetos Santa Catarina, decoração interiores, decoração interiores Florianópolis, projeto de interiores Florianópolis, projeto comercial Florianópolis, reforma apartamento Florianópolis.
Banheira - espaço relaxante

Dicas de como escolher entre um chuveiro e banheira



Se você ainda não tiver certeza depois de ler sobre as vantagens e desvantagens das duas opções, pense em:



Espaço

Primeiro, pense no espaço que você tem disponível. Uma banheira cabe no seu banheiro? Existe apenas espaço para um banho? Ou você pode ter os dois?

Quando o espaço é o fator limitador, temos que decidir qual é o melhor. Usar uma cor como o branco pode fazer o espaço parecer maior.


A fórmula é simples:

  • Pequeno = chuveiro

  • Grande = banheira

  • Muito grande = ambos


Família

Como é a sua família? Você tem muitas pessoas na sua família? Você tem filhos ou membros idosos? Você mora sozinho ou com seu parceiro?

Pensar nessas perguntas o ajudará a entender suas necessidades e hábitos de banho e a tomar uma decisão melhor.



Economia


Ao escolher entre uma banheira e um chuveiro, você também deve considerar sua situação econômica. Como você leu anteriormente, uma das duas opções usa menos água que a outra.

Se você não quiser surpresas mais tarde na sua conta de água e se quiser controlar seu uso mensal de água, vá com o chuveiro. Na mesma nota, se você se preocupa com o meio ambiente, o chuveiro é uma opção mais ideal.

Se você não está preocupado com o dinheiro, pode definitivamente ficar com a banheira.



Conclusão

Escolher entre uma banheira e um chuveiro nem sempre é uma decisão fácil, especialmente quando implica um grande projeto residencial que envolve trabalhos de hidráulica e encanamento.

É importante que você pense e analise a situação e as necessidades de sua família.

Lembre-se: nenhum é pior que o outro; eles são diferentes e atendem a diferentes necessidades.


Gostou das dicas?


Entre com o nosso escritório de arquitetura e interiores para mais informações e dicas.



Estamos esperando o seu contato.


Até!



Kommentare


bottom of page