A cozinha é uma daquelas divisões que com o tempo vai ganhando importância dentro da casa. As cozinhas modernas são caracterizadas principalmente por serem cozinhas integradas. Em outras palavras, são cozinhas multifuncionais.
No passado, as cozinhas eram usadas apenas para cozinhar. Posteriormente, foi acrescentada a sala de jantar e aos poucos outros espaços foram sendo acrescentados como um pequeno escritório, balcão de café da manhã, ilhas para reunir amigos informalmente, etc.
À medida que, o conceito da cozinha evoluiu, também evoluiu o design e a decoração desta área. Compreender que modernidade é, antes de tudo, valorizar o espaço e colocar elementos funcionais.
Neste post falaremos sobre decoração para cozinhas modernas, analisando aspectos como acabamentos, móveis ou materiais.
Antes de começar…
Consideramos pertinente fazer alguns esclarecimentos antes de começar para não causar confusão. Em primeiro lugar, gostaríamos de esclarecer que, do nosso ponto de vista, as cozinhas consideradas modernas não aderem a um determinado estilo decorativo.
Para nós, uma cozinha moderna é uma cozinha acima de tudo funcional. Ou seja, uma cozinha que seja eficiente no que diz respeito a espaço, arrumação, etc. Podemos encontrar cozinhas que à primeira vista apresentam características modernas, mas que os aparelhos são muito antigos, que não aproveitam bem o espaço, etc.
É verdade que as cozinhas modernas possuem características comuns como o uso de linhas retas e limpas ou formas geométricas e um estilo leve e pouco sobrecarregado.
Por outro lado, gostaríamos de destacar a importância que a cozinha, acima de tudo, se adapta à vida da sua família e às suas atividades. Pois é, não adianta ter uma cozinha "moderna e linda" se ela não atender às suas necessidades.
Consideramos que as cozinhas modernas também se adaptam às necessidades e ao estilo de vida das famílias. Uma vez que esses pequenos esclarecimentos sejam feitos, vamos dar início a diferentes aspectos das cozinhas modernas.
Ambientes diferentes
Uma das principais características das cozinhas modernas é que nelas se desenvolvem diferentes atividades, não apenas cozinhar. É uma tendência total ter uma área de escritório na própria cozinha, onde possamos verificar o e-mail enquanto tomamos café ou onde os nossos filhos possam fazer o dever de casa enquanto cozinhamos.
Este pequeno escritório pode ser colocado em uma pequena mesa ou tábua com cavalete ou em uma barra de café da manhã. Outra tendência é ter uma ilha de cozinha. As ilhas oferecem-nos espaço extra para trabalhar, mas também podem ser utilizadas como sala de jantar informal.
Armazenamento
As cozinhas modernas são, acima de tudo, eficientes no que diz respeito ao aproveitamento do espaço. Por este motivo, é muito comum que as gavetas sejam grandes e profundas. Atualmente existem muitos acessórios que nos ajudam a guardar dentro das gavetas.
Uma das tendências deste ano é ter prateleiras à vista daí a importância de ter elementos de armazenamento como potes, potes, etc. Visualmente a ordem vai fazer parte da decoração, por isso precisa ter um aspecto cuidadoso.
Materiais
Os materiais usados nas cozinhas modernas evoluem conforme a tecnologia também evolui.
Todos os anos encontramos novidades, por exemplo, nos materiais utilizados nas bancadas , ou nos pisos das cozinhas.
Apesar disso, os materiais que mais podemos encontrar nas cozinhas modernas são:
Concreto
Porcelanato
Mármore
Vidro
Madeira
Móveis e acabamentos
O estilo dos móveis é baseado na decoração que escolhemos para a nossa cozinha. É verdade que, em geral, os móveis de cozinha modernos tendem a ter linhas muito retas e limpas. Mas isso pode ser aplicado a móveis de estilo clássico.
Cores
Normalmente, e erroneamente, o conceito de cozinhas modernas está associado a cozinhas minimalistas ou nórdicas. Nada mais longe da realidade, existem cozinhas industriais ou rústicas que, do nosso ponto de vista e pelas razões acima expostas, são também modernas.
Portanto, a paleta de cores não é mais apenas a gama de brancos ou cores neutras. As cozinhas modernas de hoje também apresentam cores vibrantes e contrastes com cinzas e pretos que trazem muita elegância e modernidade a este ambiente.
Conclusão
É importante manter a ideia de que o conceito de modernidade não está vinculado a um estilo decorativo específico, que seria muito reducionista. Mas qualquer estilo de cozinha pode ser moderno tendo em conta os aspectos que analisamos anteriormente.
Lembre-se que uma cozinha deve atender às suas necessidades e se adaptar à sua família. Portanto, a funcionalidade vem em primeiro lugar, antes da estética. Em nossa opinião, esta é a chave do sucesso de cozinhas modernas e extremamente funcionais.
Gostou das dicas?
Para mais informações ou para um orçamento para uma reforma em sua cozinha.. entre em contato com a gente.
(48) 99900 6040
Esperamos seu contato.
Até!
Comentarios