top of page
Escritório de arquitetura Florianópolis Floripa
Buscar
  • Foto do escritorArq. Joyce Meneghel

Dicas para uma sala de estar leve e espaçosa

Simplesmente colocando em prática alguns truques de decoração, você pode fazer sua sala parecer muito mais clara e até maior. Com ajuda de uma arquiteta você terá resultados ainda melhores. Nosso escritório de arquitetura estará disposto a ajudar. Mas, vamos ter dar dicas para alterações simples ou para você escolher junto com seu arquiteto o melhor para sua sala!


A grande maioria das pessoas sonha em poder desfrutar de uma sala espaçosa e iluminada, como as capas de revistas de projetos de interiores. Para alcançar sua sala de estar ideal, as ilusões de ótica podem ser seus maiores aliados.



Com um pouco de intuição, você pode criar a impressão de uma sala de estar muito maior, com pé direto alto e grandes janelas onde a luz natural se infiltra. Vamos ajudá-lo, passando algumas dicas e passo a passo.




1. Cores mais claras para uma espaçosa sala de estar


Para fazer com que os cômodos de sua casa pareçam claros e arejados, especialmente a sala de estar, você precisará usar uma paleta de cores de tons claros e neutros, sendo de preferência quentes. Um exemplo de paleta de cores que você pode usar é uma combinação de marfim, fendi e bege.

Tente evitar usar apenas uma cor clara, por exemplo, somente o branco. Caso contrário, as paredes, assim como o mobiliário e outros acessórios, apenas darão um efeito frio e plano, como um bloco. Outra recomendação é escolher cores é tentar brincar com tinta fosca e brilhante. Usar os dois ajudará você a gerar um efeito visual mais interessante.

Se você colocar tinta fosca na parte principal do plano de fundo e usar brilho em itens mais próximos, fará com que o plano de fundo “desapareça” e, assim maximize a sensação de profundidade na sala.


arquiteto, arquiteta, Florianópolis, arquitetos Florianópolis, arquitetura Florianópolis, arquitetos Santa Catarina, decoração interiores, decoração interiores Florianópolis, projeto de interiores Florianópolis.
Sala de estar


2. Linhas horizontais

Outra maneira de conseguir um uso equilibrado e eficiente das características do espaço é incluir ou até criar a maior quantidade possível de linhas horizontais.


As linhas horizontais ajudam a dar ideia de que o espaço é muito mais alto do que realmente é. Como você pode aplicar esse truque? Você pode pendurar uma prateleira horizontal longa. Esse tipo de mobiliário parece ocupar menos espaço, dão a sensação de alongar a sala e permite que os olhos viajem pela sala sem serem quebrados por obstáculos.


Quando o olho viaja horizontalmente em uma sala, pode dar a impressão de ser muito mais espaçoso do que realmente é. Usar móveis com um layout horizontal e pouca altura também ajuda a direcionar os olhos para equilibrar o espaço e dar sensação de amplitude.




3. Iluminação


Projeto de iluminação é um dos passos mais importantes para o nosso escritório. Damos muito atenção ao projeto, pois acreditamos que iluminação errada pode “acabar” com um lindo projeto de interiores.


Por exemplo, criar cantos escuros, eles definitivamente reduzem a impressão de espaço. Incorpore luminária de chão nestes locais que podem ser um pouco mais escuros. Dessa forma, você pode manter a sensação de uma sala de estar iluminada e arejada e, é claro, espaçosa. Além disso, elas ajudarão você a dividir diferentes espaços da sala e a criar um contorno decorativo muito mais atraente visualmente.



arquiteto, arquiteta, Florianópolis, arquitetos Florianópolis, arquitetura Florianópolis, arquitetos Santa Catarina, decoração interiores, decoração interiores Florianópolis, projeto de interiores Florianópolis.
Sala de estar com luminária de chão

4. Anote os detalhes

Para tornar sua sala de estar mais espaçosa e luminosa, pense nos acessórios que deseja incluir. Vale a pena aproveitar ao máximo os materiais que refletem a luz facilmente e que dão uma riqueza visual. Alguns destes podem ser objetos feitos de cristal ou metais. Aqui estão algumas opções:

  • Vasos;

  • Espelhos (com ou sem moldura);

  • Esculturas ou outros objetos decorativos feitos de cobre, prata, bronze, etc;

  • Tecidos leves, como linho e algodão.



arquiteto, arquiteta, Florianópolis, arquitetos Florianópolis, arquitetura Florianópolis, arquitetos Santa Catarina, decoração interiores, decoração interiores Florianópolis, projeto de interiores Florianópolis.
Decor


Lembre-se:

Criar um lindo projeto de interiores não significa que você precisa de espaços perfeitos para alcançar os resultados de "casa de revista". Pelo contrário, significa trabalhar de maneira criativa e inteligente com o que você tem, da melhor maneira possível, para produzir uma casa linda e elegante.

Lembre-se de que as etapas mencionadas acima são apenas dicas genéricas. Você não precisa aplicar completamente estas dicas em todos os casos.

E se, no seu caso, não for possível alterar móveis com orientação vertical (como estantes) por móveis horizontais? Se você aplicar os truques acima, o resultado ainda será de uma sala mais espaçosa visualmente.



Gostou das dicas?


Já pensou em reformar ou redecorar sua sala de estar?


Entre contato conosco:

Aproveite nosso desconto de 20% nos nossos serviços de arquitetura.


Trabalhamos de forma presencial em toda a grande Florianópolis e com serviços online para toda Santa Catarina.

Estamos esperando seu contato.


Até!


Comments


bottom of page