top of page
Escritório de arquitetura Florianópolis Floripa
Buscar
  • Foto do escritorArq. Joyce Meneghel

Dicas para sua sala de estar

Tem dúvidas sobre a disposição, decoração de interiores e as proporções dos móveis da sua sala de estar? Por exemplo, o mobiliário está no lugar certo, tem as proporções certas e a altura das cadeiras está correta?


Bom, se você não tem ajuda de um profissional para orientar, leia primeiro nossas dicas! É por isso que queremos dar um pouco de orientação. Isto irá ajudá-lo com as suas dúvidas e a obter as proporções para a sua sala. Vamos começar!



arquiteta Florianópolis, apartamento novo campeche, arquiteta campeche, novo campeche, arquiteta jurere internacional
Sala de estar integrada




Vamos falar de medidas



Se você tiver móveis grandes, deve tentar deixar mais espaço entre cada peça. Isso cria a sensação de amplitude. Caso contrário, sua sala pode parecer superlotada.


O posicionamento ideal seria pelo menos 45 centímetros e 60 centímetros entre a mesa de centro principal e o sofá. Não atrapalhando a circulação. Se você tiver uma mesinha lateral pequena, coloque-a um pouco mais perto, a 15 quilômetros de distância.


Todos os diferentes itens de móveis devem ser harmoniosamente equilibrados. Portanto, com isso em mente, ao escolher um novo sofá, poltronas, mesa de centro ou mesinhas laterais, certifique-se de que sejam bem proporcionados. Observe a altura e as dimensões de cada peça.




arquitetura interiores Florianópolis, arquiteta Florianópolis, escritorio arquitetura Florianópolis, arquitetura Florianópolis, decoração interiores Florianópolis, arquitetura e design Florianópolis, arquiteta interiores Florianópolis, reforma apartamento Florianópolis, decoração de interiores Florianópolis
Sala de estar





Distâncias para a sala


Tome cuidado para não colocar a mesa de centro muito longe do sofá. Se você tiver muito distante, quem se sentar no sofá não terá espaço para esticar as pernas.


O sofá é um móvel importante na sala de estar, observe a posição dele no ambiente. Se estiver próximo à parede, deixe pelo menos alguns centímetros de espaço para que não encoste na parede.




arquiteta Florianópolis, apartamento novo campeche, arquiteta campeche, novo campeche, arquiteta jurere internacional
Não encoste o sofá na parede - deixe alguns centímetros de distância



As poltronas


Busque a harmonia. O sofá, poltronas e quaisquer outros assentos devem ter aproximadamente a mesma altura. Se não estiverem, você pode aumentar visualmente a altura colocando almofadas no encosto. Além de harmonizar tudo, você também dará um toque elegante à sua sala.


Porém, há exceções! Poltronas de design com assento baixo também são um charme, porém são um pouco mais difícil de ter proporção sendo feito a composição por uma pessoa leiga. Quando for esse o caso, contrate um profissional qualificado para ajudar na harmonia do espaço.




Almofadas


Para atingir as proporções perfeitas da sala de estar, as almofadas terão um papel fundamental. Eles dão unidade ao todo e podem ajudar a coordenar a decoração.


Sugerimos que você tenha uma ou duas almofadas extras a mais do que lugares no sofá. Certifique-se de que você esteja confortável, e essa será a chave. Combine as almofadas de acordo com as formas, tamanhos e estampas para criar uma harmonia ideal.


Proporções do tapete para a sala de estar


O tapete deve cobrir totalmente os pés dianteiros do sofá, bem como os das demais cadeiras da sala. Mantenha o tapete a uma distância de 30 a 60 centímetros da parede e certifique-se de medir antes de comprar. Se você comprar um tapete muito pequeno, ele não criará o efeito de equilíbrio que você procura.




Abajur de chão


Abajur de chão são um charme para complementar a sua sala de estar. Uma dica importante é que a cúpula cubra completamente a lâmpada para não criar desconforto visual para quem estiver no sofá ou poltronas.

Outra dica legal é que, se você for destro, a lâmpada deve estar à sua esquerda. E se você for canhoto, o contrário. Isso é para que não crie sombras quando você estiver escrevendo.



arquitetura interiores Florianópolis, arquiteta Florianópolis, escritorio arquitetura Florianópolis, arquitetura Florianópolis, decoração interiores Florianópolis, arquitetura e design Florianópolis, arquiteta interiores Florianópolis, reforma apartamento Florianópolis, decoração de interiores Florianópolis
Detalhe abajur de chão

Gostaram das dicas?


Precisa de mais alguma informação ou quer ajuda profissional?


Entre em contato com nosso escritório!

Só clicar aqui.


ou pelo e-mail:



Vamos adorar ajudá-lo.


Até breve!


Comments


bottom of page