Para nós, projeto de luminotécnico é um dos passos mais importantes para a obra e para o projeto de interiores. Um ambiente com muita ou pouca iluminação pode estragar o espaço e acabar deixando o espaço desconfortável. Investir em um projeto luminotécnico eficiente é fundamental para garantir um bom conforto visual dentro de casa.
A iluminação adequada e bem projetada tem o poder de deixar os ambientes aconchegantes, dar destaque para a decoração e ampliar o espaço.
Vou dar algumas dicas de iluminação para você saber o que fazer no seu apartamento.
1. Luz neutra, onde usar?
A luz neutra pode ser usada na cozinha e área de serviço, ela é a mistura da luz branca e da luz amarela. Muitos arquitetos de interiores indicam luz branca para a cozinha, nós optamos pela neutra, principalmente porque em ambientes integrados, cozinha e sala, por exemplo, a transição de luz amarela para a luz neutra fica mais suave e acaba por dar um melhor resultado.
2. Banheiros residenciais com luz aconchegante
Banheiros residenciais e lavabos devem ter uma atmosfera e clima mais agradável, por isso deve-se optar por luz de tons amarelados. Além disso, estes tons quentes garantem conforto visual.
Se você deseja um espaço para maquiagem, é recomendável você ter uma luz neutra focada para seu rosto, já que a luz neutra não interfere na tonalidade das cores.
3. Quartos com luz quente
Os dormitórios também pedem tons quentes, mais confortáveis ao olhar. Eles garantem um clima intimista e recomenda-se uma intensidade de luz menor. É fundamental investir em iluminação indireta, abajures, luminárias de leitura e arandelas. Elas trazem um clima intimista para o ambiente e ainda ajudam a criar vários cenários.
4. Ambientes integrados
Ambientes integrados devem ter uma iluminação quente e pensada na junção desses espaços mais também na limitação dos mesmos.
As iluminações devem conversar entre si e assim criar diferentes espaços e cenários, mas também delimitar e focar nos usos que cada local tem. Então, desenhos no gesso com iluminação embutida com luz quente pode ser um grande aliado quando se tem ambiente integrado e precisa separar os ambientes.
Sala de estar, jantar e TV precisam conter um clima aconchegante, por isso o adequado é o uso de LED com tons amarelos.
Outra dica é apostar em pendentes para refeições. Na sala de estar, ele pode ser o destaque do ambiente. Saiba escolher uma luminária de design que se torne a protagonista de todo o conjunto de ambientes.
5. Não tenho forro de gesso, e agora?
Um das dicas e opções para quem não tem forro de gesso é o uso do trilho de iluminação. Além de produzir um ambiente descolado e jovem, os spots do trilho conseguem direcionar o foco de luz para onde se quer destaque. Essa é uma ótima dica para atualizar e repaginar seu apartamento.
Gostou das dicas?
Quer mais informações sobre como reformar sua casa e fazer seu projeto de interiores do melhor jeito possível?
Entre em contato com a gente!
Atendemos toda a grande Florianópolis.
Até!
Kommentare