top of page
Escritório de arquitetura Florianópolis Floripa
Buscar
  • Foto do escritorArq. Joyce Meneghel

Marcenaria Ripada: vantagens e desvantagens

Atualizado: 26 de mai. de 2020

A marcenaria ripada veio como forte tendência este ano. Está presente em mobiliários, painéis fixos e móveis. O uso do ripado deve sempre aliar a estética com funcionalidade. O uso apenas de forma decorativa deve ser bem pensado e analisado.


Móvel ripado

As ripas projetadas devem ser bem dimensionadas para serem fácies de limpar e manutenção, sem ser muito profundas e nem finas demais.


Uma ótima opção para o uso do ripado de maneira funcional é para esconder elementos estruturais, cabos e instalações indesejadas, objetos e, até mesmo, outros ambientes. Deixando passar luz e ventilação, mas ao mesmo tempo, disfarçando o que queremos esconder.



Divisória ripada limitando uma sala de TV dentro de uma sala de estar
Divisória ripada limitando uma sala de TV dentro de uma sala de estar

Na Casa Cor São Paulo 2019 foi muito utilizado em diversas formas. Alguns ambientes exploraram de maneira surpreendente. A “Casa Dendê Duratex” traz ripados na posição horizontal criando um ambiente conceitual para a marca de MDF’s, e líder do mercado, Duratex.


Casa Dendê Duratex, do arquiteto Nildo José, Casa Cor São Paulo 2019
Casa Dendê Duratex, do arquiteto Nildo José, Casa Cor São Paulo 2019

Que a marcenaria ripada é uma tendência da arquitetura de interiores contemporânea não temos dúvidas, está presente nas grandes amostras de arquitetura e nos principais projetos da área. Traz uma imagem atual dos projetos aonde estão inseridos. E deve permanecer por muito tempo ainda nos projetos de interiores!



Até o próximo post com mais uma tendência de 2019.

Comentarios


bottom of page